segunda-feira, 1 de março de 2010

Divisão da História - Linha do tempo

Para facilitar o estudo da humanidade, os historiadores costumam dividi-la em períodos. Muitos podem ser os critérios estabelecidos para efetuar essa divisão. Os mais conhecidos, porém, foram elaborados no século XIX por estudiosos europeus, com base no passado de sua própria sociedade.
Segundo os critérios desses estudioso, os grandes períodos da história são:

• Pré-história: Que se estende da origem da humanidade até o desenvolvimento da escrita, por volta de 4000 a.C.
• Idade Antiga: do desenvolvimento da escrita até a desagregação do Império Romano do Ocidente, em 467
• Idade Média: da desagregação do Império Romano do Ocidente até a tomada de Constantinopla pelos turcos em 1453.
• Idade Moderna: da tomada de Constantinopla pelos turcos até a Revolução Francesa em 1789
• Idade Contemporânea: da Revolução Francesa até os dias atuais.

Atualmente, alguns historiadores contestam essa divisão. Concebida há mais de cem anos, ela carrega a idéia de que a história se desenvolve por etapas evolutivas, que vão desde o surgimento dos seres humanos até a moderna sociedade industrial. De acordo com essa divisão, a última etapa corresponderia ao estágio em que se encontra a sociedade européia nos dias de hoje. Todas as demais sociedades que não apresentam as mesmas características estariam em estágios inferiores. Por isso é que você muitas vezes deve ter ouvido falar que algumas sociedades contemporâneas são “medievais” ou “ primitivas.
Hoje sabemos que não se podem acomodar os acontecimentos da história em simples etapas. O passado de cada sociedade apresenta aspectos específicos que resultaram num presente diferente. Por isso, não há razão para considerar qualquer sociedade inferior ou superior a outra.
Por muito tempo, essa organização da história serviu para justificar a dominação imposta pelos europeus aos povos de outros continentes (África e Ásia, por exemplo). Com o argumento de levar a “civilização” e o “ progresso” a esses povos, os europeus escravizavam populações, exploravam suas riquezas, enfim, impunham, enfim, seus próprios hábitos culturais, seus próprios costumes.
Apesar de todos os problemas, esse tipo de divisão da história pode ser ainda considerado uma forma didática de organizar o estudo do passado da humanidade. Todavia, temos de estar alertas para não fazer interpretações preconceituosas.

9 comentários: