terça-feira, 16 de março de 2010

Primeira Guerra Mundial (1914-1918)


Introdução
Está guerra recebeu esse nome porque pela primeira vez na história um conflito envolveu quase todo o planeta se justifica pelas proporções bélicas e pela destruição devastadora causada pelas novas tecnologias.

Fatores da 1ª Guerra

1. Choque entre as potências imperialistas

a) Inglaterra e Alemanha

A partir da unificação em 1871, os alemães vieram um rápido processo de industrialização.
O povo alemão dotado de uma população operosa e disciplina de carvão e ferro abundantes de uma euforia nacional proveniente das vitórias nas guerras de unificação faz que o II Reich (império) alcance de um alto grau de industrialização que em 1900 concorria com a indústria inglesa no próprio território do Reino Unido.

b) Rivalidade entre as potências imperialistas pela distribuição das colônias e do mercado mundial
Esse fato justifica-se porque a industrialização necessita de novos mercados e matérias primas. Essa expansão ocorreu principalmente na Ásia e na África.
Além disso, o crescimento demográfico (1850) fez com que novas terras fossem colonizadas pelo excedente populacional que seria utilizado como mão-de-obra para seus países (matérias-primas).

2. Rivalidade Franco Alemã
Outro foco de tensões que contribuiu para a 1ª Guerra Mundial foram as relações entre a França e Alemanha. Essas relações foram profundamente marcadas pelo Revanchismo francês gerado pela derrota de 1870 quando a França perde o território da Alcácia-Lorena, região rica em minério de ferro e carvão que a França foi obrigada a ceder aos alemães pela derrota na Guerra franco-prussiana.

3. O Pan-eslavismo Russo
Os russos tinham sonhos imperialistas e desejavam reunir os povos eslavos sob a proteção da mãe Rússia.

4. Expansionismo Sérvio
A Sérvia havia conseguido sua independência do Império Turco-Otomano em 1878. Encravado na península balcânica, o novo país querendo expandir seu território reivindicava a província da Bósnia-Herzegovina então em poder do Império austro-húngaro.

O sistema de alianças
Toda essa gama (sucessão) de rivalidades conduziu a formação de alianças já no final do século XIX. Elas ficaram constituídas em dois blocos.
Tríplice Aliança: Alemanha, Império Austro-Húngaro e Itália (em 1915 ela passa para o lado da Entente, pois recebeu a promessa de territórios austríacos).
Tríplice Entente*: Inglaterra, França e Rússia

Inicio da Guerra
Os países viviam um momento de grande tensão, pois as seis maiores potencias européias estavam prontas para a guerra, faltava apenas um pretexto para o inicio de um confronto e este surgiu no dia 28 de junho de 1914, quando um estudante sérvio pertencente a uma sociedade secreta denominada “Mão Negra” assassinou a tiros o herdeiro do trono austro-húngaro, o arquiduque Francisco Ferdinando e sua esposa na capital da Bósnia Sarajevo.

Os acontecimentos que se sucederam deram inicio a Guerra:
a) Depois do assassinato, o governo da Áustria-Hungria acusou a Sérvia de apoiar a sociedade secreta “Mão-Negra” a qual pertencia o autor do assassinato Gavrilo Princip. A Áustria exigiu que fosse formada uma comissão austro-húngara de investigação; a Sérvia não concordou, considerando que a exigência feria sua autonomia. Recebeu então um ultimato para que investigassem o caso a Sérvia aceita a exigência, mas mesmo assim A Áustria-Húngria declara guerra a Sérvia no dia 28 de julho de 1914.
“Nas circunstâncias históricas da época, o assassinato serviu de motivo para uma reação militar da Áustria contra a Sérvia. Então, devido à política de alianças, outros países envolveram-se no conflito, numa verdadeira reação em cadeia” (COTRIN G. – História e Consciência do Mundo – 14ª ed – 1999). Observe os acontecimentos que se seguiram à invasão da Sérvia pelo exército austríaco:
b) Em 29 de julho de 1914, a Rússia mobiliza seu exército ao lado da Sérvia (Esse apoio pode ser explicado pelo fato da Rússia intitular-se protetora dos povos eslavos e desejava exercer o monopólio do comércio na Bulgária, Romênia, Grécia e Sérvia).
c) 1º de agosto - a Alemanha declara guerra a Rússia e, posteriormente à França.
d) 4 de agosto - para atingir a França, os exércitos alemães e austríacos invadem a Bélgica (neutra).
e) 5 de agosto - A Inglaterra declara guerra à Alemanha. A alegação dos ingleses foi à violação da neutralidade belga.

A União de Forças
Após a deflagração da guerra, os blocos rivais ficaram assim constituídos:
- Alemanha, Império Austro-Húngaro, Turquia e Bulgária.
- França, Inglaterra, Rússia, Bélgica, Sérvia, Japão, Itália, Portugal, Romênia, EUA, Brasil e Grécia.

Uso de Tecnologia
Os países em guerra esperavam que a guerra foi breve, porém ela durou cerca de quatro anos. Os combates terrestres deixaram inúmeros mortos em função dos novos armamentos utilizados como: metralhadoras, lança-chamas, projéteis, granadas. Pela primeira vez em uma guerra foram utlizados como recursos militares p avião e o submarino.

A entrada dos EUA na Guerra
Desde o inicio da Guerra, os EUA fizeram vultosos negócios com os países da Entente, vendendo matéria-prima, armas e alimentos. Uma derrota desses países implicaria em imensos prejuízos para as grandes empresas americanas.
A questão dos devedores foi fundamental para a entrada desse país na guerra, era somente necessário um pretexto que foi encontrado quando navios americanos foram afundados por submarinos alemães em águas internacionais, dessa maneira o presidente Woodrow Wilsoin declarou guerra a Alemanha em abril de 1917.

A Saída da Rússia da Guerra
No mesmo ano que os EUA declararam guerra à Alemanha, a Rússia foi abalada pela Revolução Russa que acabou instituindo o regime socialista nesse país. Para resolver seus problemas internos a Rússia retirou-se da guerra e posteriormente tomou a decisão de firmar a paz com os alemães.

O Fim do conflito
Depois de assinada a paz com os russos, os alemães concentraram suas forças na frente ocidental. A essa altura o uso de armas como os tanques e aviões mudaram radicalmente as táticas de combate. Os tanques rompiam facilmente as trincheiras, abrindo caminho para que a infantaria penetrasse em território inimigo.
Entre março e junho de 1918 os alemães lançaram mão de todo seu poderio militar contra a Entente, nesse ínterim sob intenso fogo do inimigo os alemães começaram a perder aliados. No segundo semestre de 1918 a Alemanha estava sozinha e sua situação tornou-se insustentável, isolada e sem condições de manter-se na guerra acabou assinando um armistício*, no dia 11 de novembro de 1918, em situação bastante desvantajosa.

Tratado de Versalhes
Terminada a guerra, os países vencedores reuniram-se no Palácio de Versalhes, na França e realizaram uma série de conferências. Nelas estabeleceram um conjunto de decisões conhecido como o Tratado de Versalhes, impondo duras penalidades à Alemanha. Esse tratado estipulava que a Alemanha deveria:

• Restituir a região da Alcásia-Lorena à França;
• Entregar seus navios mercantes a países como a França, Inglaterra e Bélgica;
• Reduzir seu poderio bélico, ficando proibida de possuir força aérea, de fabricar armas e de ter um exército superior a 100 mil voluntários.
• Pagar uma enorme indenização, no valor de 33 bilhões aos países vencedores. Esse foi o capítulo mais doloroso, pois arruinou ainda mais a já devastada e vencida Alemanha.

Conseqüências da Guerra
O conjunto de decisões impostas a Alemanha provocou uma intensa reação das forças políticas que se organizaram na Alemanha, pois os alemães consideraram injustas, vingativas e humilhantes as condições do Tratado de Versalhes. O sentimento de ódio nutrido pelo povo alemão contribuiu para a eclosão de outro terrível conflito, a Segunda Guerra Mundial.
A guerra marcou também o surgimento de diversos novos países, como a Iugoslávia, a Hungria, Tchecoslováquia e a Polônia.
A Primeira Guerra Mundial trouxe outras conseqüências das quais apontamos as mais importantes:
• 9 milhões de mortos e 40 mil feridos e mutilados;
• Aparecimento de regimes políticos autoritários como o nazismo e o fascismo.;
• Criação das Ligas das Nações em 28 de abril de 1919.

VOCABULÁRIO
Armistício: acordo de paz, trégua.
Entente: (palavra francesa que se pronuncia antant): acordo, aliança, entendimento.

3 comentários:

  1. eu quero como eu entendo sobre o imperialismo contribuiu para o inicio da 1 guerra

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Desculpe-me Giuliana, mas não vi seu comentário na época, ficarei mais atento para os comentários! abraços

      Excluir
  2. gostaria de ter tudo sobre a primeira guerra mundial em meu fecebook

    ResponderExcluir