sexta-feira, 27 de abril de 2012

Contagem do tempo na História


          Contar o tempo é um costume e necessidade humana. Os povos mais antigos utilizavam as fases da lua e as estações climáticas do ano para marcarem o tempo. Os judeus contam o tempo a partir da data em que acreditam que o Universo foi criado. Já os gregos contavam o tempo a partir da primeira olimpíada (festa esportiva realizada em homenagem aos seus deuses).
            O calendário mais comumente utilizado na atualidade é o calendário cristão.

O nosso calendário
            Nós ocidentais adotamos o calendário cristão.
            Contamos o tempo a partir do nascimento de Jesus Cristo. Para nós, portanto há os fatos ocorridos antes de Cristo nascer e os ocorridos depois. No caso dos primeiros, ao lado da data, colocamos a abreviatura a.C.
            Um exemplo: A cidade de Roma, na Itália, foi fundada em 753 a.C (753 anos antes de Cristo). Já a penicilina foi descoberta em 1928. Isto quer dizer que quando se realizou essa importante descoberta tinham-se passado 1928 anos do nascimento de Cristo.
            Ao escrever a data dos fatos ocorridos depois de Cristos não é necessário colocar a abreviatura d.C.. Coloca-se apenas a data.
            Perceba como os anos crescem em sentidos opostos a partir do ano em que Jesus nasceu.
<><> <><> <><>
<><>
 
A Divisão da História
            Uma divisão antiga e tradicional, feita pelos europeus e muito utilizada, coloca os cerca de 6 mil anos de História em quatro períodos ou idades: Idade Antiga, Idade Média, Idade Moderna e Idade Contemporânea.


Idade Antiga:
            Tem início quando surge a escrita (4000 a.C) e vai até o ano 476, data da quada do Império Romano do Ocidente. Destaca-se nesse momento grandes civilizações como a Grécia, Egito, Mesopotâmia, Império Romano.

Idade Média
            Se estende de 476 à 1453, quando ocorreu a queda do Império Romano do Oriente. É a fase de domínio do feudalismo, sistema político econômico social que predominou na Europa durante essa fase da História.

Idade Moderna
            Vai de 1453 até 1789, ano da Revolução Francesa. Foi um período de intensas mudanças, como as grandes navegações, descobrimentos, Revolução Industrial e muitos outros fatos marcantes.

Idade Contemporânea
            É a fase que se inicia com a Revolução Francesa e que estamos ainda hoje vivenciando esse momento. As maiores transformações surgiram exatamente durante esses anos: Independência de dezenas de países, as duas Guerras Mundiais, Revolução Russa, conquista espacial, avanço da medicina, domínio da informática e tantos outros.

Divisão histórica criticada por alguns
            A divisão tradicional da História é criticada por muitos estudiosos, eles questionam o fato de só existirem eventos europeus, sem levar em conta outros povos e países.

Nenhum comentário:

Postar um comentário