quarta-feira, 2 de maio de 2012

Globalização

Convencionou-se nos últimos anos relacionar globalização apenas aos avanços tecnológicos atuais. Porém, alguns afirmam que o processo é antigo e remonta ao século XV, época da descoberta da América. Outros afirmam que a globalização está interligada ao capitalismo.


 Paul Singer afirma:

“Aparentemente a globalização é algo bastante novo (…)”. Na realidade, entretanto, o processo é muito antigo e está diretamente ligado aos avanços tecnológicos, principalmente nos setores de transportes e telecomunicações, que permitiram encurtar as distâncias geográficas e, com isso, quebrar o isolamento das diferentes sociedades.
“Desta forma podemos afirmar que, desde a descoberta e introdução da bússola na Europa e o desenvolvimento dos navios à vela que levaram aos grandes descobrimentos no final do século XV e inicio do século |XVI, o mundo está se globalizando” (…).

            Por estar intimamente ligada ao capitalismo, a Revolução Industrial tem um papel fundamental, pois impulsionou o processo através das exportações dos produtos industrializados e a conseqüente relação com outros países.
            Atualmente esse processo é controlado através das grandes multinacionais que tem nas mãos a maior parte do capital existente Produzindo mais com custos reduzidos, investindo em marketing, ampliando assim as margens de lucros.
            As multinacionais fazem uso dos países subdesenvolvidos para aumentar seus lucros.

Exemplificando… NIKE:
- A Nike teve um faturamento anual no ano fiscal terminado em maio de 1997 de 9,2 bilhões de dólares e é um dos melhores exemplos de empresa global, tanto por sua estratégia de produção como pelo uso do marketing.
- Não possui nenhuma fábrica, não emprega nenhum operário, não tem nenhuma máquina.
- Toda sua produção é feita sob encomenda em fábricas que pertencem a outras empresas.
- 80% de seus calçados são feitos em fábricas de cinco países asiáticos: Vietnã, Indonésia, China, Coréia do Sul e Taiwan.
- Muda o local de fabricação de seus produtos sempre que encontra outro lugar mais vantajoso (já que não investiu na construção e instalação de fábricas).
- Investe bastante em marketing “Nós não sabemos nada sobre indústrias. Entendemos de marketing e design”, afirma o vice-presidente para a região asiática, investem geralmente 10% de seu faturamento na divulgação da máquina.
Conceituando:
Globalização é um processo de integração mundial que se intensifica nas ultimas décadas. A globalização baseia-se na liberação econômica: Os Estados abandonam gradativamente as barreiras tarifárias que protegem sua produção da concorrência estrangeira e se abrem ao fluxo de bens, serviços e captais. Esse processo intensificou-se devido ao avanço tecnológico: meios de comunicação, informática, meios de transportes mais eficientes, etc.
Diferenciando conceitos:
Na globalização ocorre a criação de:
Área de livre comércio: acordo que permite a adoção progressiva de tarifas alfandegárias comuns entre os países-membros. Com parceiros fora do bloco cada país estabelece regras próprias.
União Aduaneira: Quando os países membros decidem adotar uma política única com quem não integra o grupo.
Mercado Comum: livre trânsito de pessoas, mercadorias, bens e capitais.
União Econômica: quando as políticas econômicas dos países membros se padronizam em rumo a uma moeda única.
Observação: No mundo globalizado ocorre também uma interligação e interdependência dos mercados financeiros em escala global.
Tecnologia
Na globalização a tecnologia reduz o tamanho do mundo, encurtando as distâncias. Houve uma considerável redução dos custos de telecomunicações e facilitação do acesso à informação. Entre 1940 e 1970 – preço da chamada telefônica internacional caiu 80%. Entre 1970-1990 caiu 90%.
Redução dos custos de telecomunicação e facilitação do acesso à informação
A globalização não teria sucesso se o custo da comunicação não tivesse sido reduzido e se as novas tecnologias não tivessem acelerado a troca de informações.
Exemplificando
1865 – noticia do assassinato de Abraham Lincoln demorou 13 dias para cruzar o Atlântico e chegar a Europa.
2001 – noticia da queda da Bolsa de Valores de Hong Kong levou 13 segundos para chegar ao mundo todo.
Lado injusto
A globalização tem um lado cruel e injusto, pois ela contribui:
- Para a concentração de riquezas. A maior parte do capital circula nos países industrializados.
- Para o aumento da pobreza: Os recursos chegam com mais dificuldade nos países subdesenvolvidos.
Além disso
- Consumo: Os padrões de consumo impostos são desiguais.
- Desemprego: Pode causar o aumento do desemprego. As pessoas precisam estar cada vez mais preparadas para o mercado de trabalho.
(Texto preparado pelo professor Reginaldo – agosto de 2002)

Nenhum comentário:

Postar um comentário