terça-feira, 22 de maio de 2012

Revoluções Inglesas - Século XVII

- Henrique VIII (1509-1547) – centraliza o poder. Após sua morte, a Inglaterra passou a uma alternância de monarcas (Eduardo VI, Maria, a Sanguinária).
- Elizabete I (1558-1603) – Prossegue a centralização do poder, adota práticas mercantilistas e estabelece a navegação comercial. Essa rainha morreu sem deixar herdeiros. Dessa forma, seu primo Jaime, rei da Escócia, assume o poder.

- Jaime I – (1603-1625) – Dinastia Stuart. Assume o poder no momento em um momento em que a Inglaterra passava por transformações: A burguesia comercial contrária às práticas mercantilistas, pois dificultavam as suas práticas econômicas, desejavam uma monarquia limitada pelo Parlamento, no qual possuía representantes dispostos a defender o interesse de setores capitalistas.

- Carlos I (1625-1649) – Mais autoritário que Jaime I. Nesse período intensificaram-se os conflitos entre o rei e o parlamento, dominado pelos puritanos (burgueses que adotaram, como religião, o Calvinismo).

Em 1628, o parlamento inglês limitou os poderes do rei, através da Petição de direitos. O rei fecha o parlamento.

Em 1640, o rei reabre o parlamento para conseguir recursos para conter uma revolta dos escoceses. O parlamento faz novas leis que limitavam ainda mais o poder do rei, este faz uso da violência contra o os parlamentares ingleses.


REVOLUÇÃO PURITANA (1641-1649)
Devido à violência, o parlamento organizou seu exército sob a liderança de Oliver Cronwell, que combateu as tropas reais. A guerra chegou ao fim com a vitória do Parlamento. Carlos I foi decapitado em 30 de janeiro de 1649.
 

REPÚBLICA DE CRONWELL (1649-1658)
O governo de Cronwell foi marcado
- por atitudes ditatoriais,
- Adotou práticas mercantilistas,
- Estabeleceu os Atos de Navegação – determinando que todos os produtos importados deveriam ser transportados em navios ingleses. A marinha inglesa cresceu e a Inglaterra tornou-se Rainha dos Mares.

Governo de Ricardo Cronwell: (1658-1659) – oito meses
Oliver Cronwell morre em 1658, deixando em seu lugar, seu filho Ricardo Cronwell, que não apresentava a mesma habilidade política e capacidade administrativa do Pai. Foi deposto pelos principais chefes militares que agiam em sintonia com o parlamento.


RESTAURAÇÃO MONÁRQUICA (1660-1688)
Carlos II (1660-1685) e Jaime II (1685-1688)
Esses dois reis tentaram restaurar o absolutismo. O Parlamento decidiu dar um golpe de estado convidando Guilherme de Orange, casado com Maria Stuart, filha de Jaime II.


REVOLUÇÃO GLORIOSA (1688-1689)
            A revolução gloriosa foi a luta entre as tropas de Guilherme de Orange e as de Jaime II. Ao final o monarca inglês foi derrotado.


BILL OF RIGHTS (DECLARAÇÃO DE DIREITOS)
            Com o título de Guilherme III, Guilherme de Orange assumiu o trono da Inglaterra, antes foi obrigado a assinar uma Declaração de Direitos, na qual o parlamento limitava os poderes em vários aspectos: Estabelecia-se assim a superioridade da lei sobre a vontade do rei: era o fim do absolutismo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário