quinta-feira, 6 de junho de 2013

Segunda Guerra Mundial (1939-1945)





Principais Causas da Guerra
a-) O Tratado de Versalhes: Os alemães consideraram as imposições duras e humilhantes. O Fuhrer desejava encerrar todos os itens.
b-) Expansionismo Alemão: esse era necessário para construir o espaço vital na qual os alemães teriam direito. 
Espaço Vital: doutrina geopolítica que defendia que toda “raça ou povo com dotes civilizacionais superiores” precisaria de um vasto espaço físico para o seu pleno desenvolvimento. A conquista desse “espaço vital” dependia da subjugação de “povos ou raças inferiores”, ocupantes de territórios “indignos” deles. 
O conceito de Lebensraum popularizou-se no século XIX, após a Unificação Alemã, por meio dos trabalhos do geógrafo Friedrich Ratzel.

Governos Fortes e Autoritários
Alemanha, Itália e Japão, com seus governos totalitários, conseguiram um alto grau de disciplina social e dirigiam seus esforços para a recuperação de suas economias e para o desenvolvimento militar.

Política Externa Agressiva
Esses países queriam a qualquer custo modificar a ordem estabelecida pelos vencedores da Primeira Guerra Mundial. Assim adotaram uma política externa agressiva. Para expandir seus territórios e economia.

Recuo da França e Inglaterra
A França e a Inglaterra diante das violações do Tratado de Versalhes recuam e não tomam nenhuma medida para impedir a Alemanha.

Motivos:
           Receio de uma nova guerra de âmbito mundial.
           Problemas internos franceses: A França estava dividida por causa de conflitos internos entre os partidos de orientação marxista e as forças tradicionais burguesas que se mostraram simpatizantes ao Fascismo.
           A Inglaterra e a França sabiam que estavam despreparadas para uma nova guerra.

Política de Apaziguamento
Os franceses e ingleses adotaram uma política de apaziguamento que consistia em ceder as violações da Alemanha, na esperança que Hitler, estando satisfeito, não arrastasse a Europa para outra guerra mundial. Essa política não funcionou como se esperava, porque a Alemanha tornou-se mais forte e o povo alemão mais dedicado ao Fuhrer (líder). Hitler não moderou suas ambições, e os apaziguadores não evitaram a guerra.

Remilitarizacão Alemã
A Alemanha tinha o desejo de realizar seus objetivos consoante a sua política externa de expansão territorial. Assim necessitava de uma formidável máquina militar, por esse motivo iniciou seu rearmamento.

Rompimento do Tratado de Versalhes – 1935
Em marco de 1935, Hitler declara que a Alemanha não se julgava mais obrigada a obedecer ao Tratado de Versalhes.

Principais Medidas
           Restabeleceu o recrutamento militar obrigatório.
           Construiu uma força aérea
           Fortaleceu sua marinha
A França e a Inglaterra não ofereceram nenhuma resistência.

Envio de Tropas Para a Renânia
No dia 07 de Marco de 1936, Hitler envia tropas para a Renânia, violando o Tratado de Versalhes, que exigia a desmilitarização da região. A Renânia era próxima ao Rio Reno e fazia fronteira com França.
A França e a Inglaterra não se importam: afinal estava enviando tropas para seu próprio território.

Criação do Espaço Vital Alemão
Com o intuito de criar o espaço vital, Hitler inicia o expansionismo da Alemanha Nazista.
a-) Anexação da Áustria
Em abril de 1938, a Áustria é anexada a Alemanha sem o disparo de um único tiro. Ele consegue isso, afirmando que os alemães e austríacos formavam um único povo germânico e deviam viver sob comando de um só estado.
Através de um plebiscito realizado em abril de 1938, Hitler anexa a Áustria a Alemanha. O motivo da facilidade era o fato do nazismo ser muito popular no povo austríaco.

b-) Anexação dos Sudetos
Essa região pertencia a Tchecoslováquia e habitada por 3 milhões de alemães.  O governo alemão acusava o governo tcheco de oprimir os cidadãos alemães. O governo tcheco, por sua vez, dizia que as acusações eram pura invenção de Hitler.  O que ele queria de verdade era um pretexto para invadir a Tchecoslováquia.

Conferência de Munique
O acordo para a anexação dos sudetos aconteceu na “Conferência de Munique”. Ela contou com a presença da Alemanha, Itália, França e Inglaterra. Os tchecos, principais interessados, foram impedidos de participar da reunião.
Franceses e ingleses decidiram ceder mais uma vez, dentro da política de Apaziguamento, ao pedido de Hitler, pensando que seria a última reivindicação territorial de Hitler, mas erraram.

Invasão da Tchecoslováquia
 Seguindo ordens de Hitler, o exército alemão, ocupou os sudetos e o restante da Tchecoslováquia. Desrespeitando o que havia sido combinado na “Conferência de Munique”.

Pacto secreto com a URSS
Em agosto de 1939, a Alemanha assina um pacto secreto com a URSS de não agressão e decidem ocupar a Polônia dividindo-a entre as duas potências. Pouco depois, em setembro, tropas alemãs invadem a Polônia pelo Oeste e a URSS pelo leste. Diante do ataque à Polônia, a Inglaterra e a França declaram guerra à Alemanha. Era o início da Segunda guerra Mundial.

Segunda Guerra Mundial – Dividida em Duas Fases
A Segunda Guerra Mundial (1939–1945) envolveu boa parte dos povos do mundo. Os principais choques ocorreram na Europa, no norte da África e no extremo Oriente. Porém a guerra pode ser dividida em duas fases: A guerra na Europa e a guerra no mundo.
Primeira Fase: Guerra na Europa (1939-1941)
Essa fase caracterizou-se pela rápida ofensiva de forças nazistas, chamada Guerra – Relâmpago. Marcada pelo rápido avanço dos tanques blindados, apoiados pela aviação sobre as linhas de defesa adversária e finalmente as tropas de ocupação, consolidando a vitória alemã.

Conquistas Alemãs
              Dinamarca (09/04/1940)
              Holanda (15/05/1940)
              Bélgica (28/05/1940)
              Noruega (10/06/1940)
              França (14/06/1940)

Entrada da Itália
Após a derrota da França, a Itália entra na guerra ao lado dos alemães.

Entrada dos EUA e URSS – 1941
No ano de 1941, ocorreram dois fatos que mudariam os rumos da guerra:
a-) Entrada da URSS
Rompendo os acordos anteriores, Hitler invade a URSS (22 de junho de 1941). A URSS declara guerra a Alemanha.
b-) Entrada dos EUA
O Japão que apoia a Alemanha e a Itália, ataca a base militar em Pearl Harbor no Oceano Pacífico no dia 08 de dezembro de 1941. Os EUA declaram guerra ao Japão, Itália e Alemanha.

Segunda Fase: Guerra no Mundo (1942-1945)
Com a participação da URSS e dos EUA formaram-se dois grandes em conflito:

a-) Eixo:  Alemanha, Itália e Japão.

b-) Aliados: Inglaterra, EUA, URSS, França, Brasil, entre outros.

Invasões da URSS (1941-1942)
No período de 1941-1942, o exército alemão entra em Stalingrado. Nessa cidade ocorreram as mais sangrentas batalhas de toda a guerra. O comando alemão percebeu a enorme dificuldade de prosseguir, mas recebeu ordens diretas de Hitler para não retroceder.

Fim do Mito da Invencibilidade Alemã
A partir de 19 de novembro de 1942, iniciou-se uma grande ofensiva do exército soviético que terminou com a rendição das tropas alemãs em fevereiro de 1943. Pela primeira vez, desde o início da guerra, tropas alemãs foram obrigadas a se render.
A batalha de Stalingrado colocava fim ao mito da invencibilidade alemã. Aqui começa a derrota da Alemanha nazista. A partir de Stalingrado, os soviéticos foram conquistando, um por um, os países antes controlados pelos nazistas. Os soviéticos foram os primeiros no final da guerra a entrar vitoriosamente em Berlim.

Bombardeio Aliado Sobre a Alemanha
A partir de 1942, os aliados iniciaram uma série de bombardeios sobre as grandes cidades alemãs. Esses bombardeios intensificaram-se até 1945. Aos poucos, os aliados destruíram as reservas de combustível e as redes de comunicações deixando os tanques, aviões e carros sem combustível e impossibilitou as tropas alemãs se comunicar.

O Dia D 
Uma grande ofensiva foi cuidadosamente planejada pelos aliados, o chamado dia “D”. (Na terminologia militar, significa a data escolhida para a realização de uma operação, como por exemplo, o ataque a forças inimigas).

Dia “D” – Desembarque na Normandia
No dia 06 de junho de 1944, as tropas aliadas desembarcaram na Normandia (França) e fizeram o mais forte ataque contra as tropas alemãs. Esse dia ficou conhecido como o dia “D”.
Os nazistas resistiram com todo poder bélico, inclusive recrutando crianças e mulheres para lutar contra os aliados.

Dia da Vitória na Europa
Finalmente no dia 08 de maio de 1945, deu-se a completa rendição da Alemanha. Esse é considerado o dia da vitória na Europa.

A Bomba – Atômica e a Rendição Japonesa
No Extremo Oriente, a guerra prosseguiu por mais quatro meses, até a rendição do Japão, em setembro de 1945.
Os EUA que desde o ataque de Pearl Harbor (1941), vinham combatendo os japoneses desferiram o golpe definitivo em agosto de 1945. Numa demonstração do seu poder militar ao mundo lançaram duas bombas atômicas em território japonês: a primeira em Hiroshima e a segunda em Nagasaki.
Nas duas cidades morreram, instantaneamente cerca de 160 mil pessoas. Depois milhares morreram em consequência da radiação.

Bomba Atômica – Crime de Guerra
O presidente dos EUA Harry Truman afirmou que as bombas foram utilizadas para apressar a rendição dos japoneses. Entretanto para muitos analistas, o uso da bomba no Japão, foi um crime de guerra destinado a impressionar a URSS e a marcar sua força política, tendo em vista a nova ordem internacional do pós-guerra.

As vítimas do conflito
A brutalidade da guerra provocou a morte de milhões de pessoas, entre militares e civis. O resultado do conflito foi estimado em:
  • 55 Milhões de mortos
  • 35 Milhões de feridos
  • 20 milhões de órfãos
  • 190 milhões de refugiados.
Aproximadamente 6 milhões de judeus foram exterminados pelos nazistas nos vários campos de concentração.

Tribunal em Nuremberg
Entre os anos de 1945 e 1946, instalou-se na cidade de Nuremberg um tribunal militar internacional que condenou os principais líderes nazistas, por crimes contra humanidade. Onze deles foram condenados à morte por enforcamento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário