quinta-feira, 6 de junho de 2013

Guerra Fria e Bipolaridade


1939-45 – Segunda Guerra Mundial
Entre os anos de 1939-45, o mundo conheceu o pior de todos os conflitos, a Segunda Guerra Mundial.
 
Derrocada (ruína) de antigas potências
Os aliados venceram a guerra, porém o mundo assiste a derrocada de antigas potências européias, como: França e Reino Unido e o surgimento de duas novas superpotências: os EUA e URSS.


Guerra Fria
Apesar da vitória dos aliados, os EUA e URSS, após a Segunda Guerra Mundial passaram a atuar política e economicamente em campos distintos. Esse período foi marcado pela Guerra Fria, tensão política entre os EUA e URSS. O termo refletia a situação de hostilidade entre os dois países. A Guerra Fria foi marcada pela corrida armamentista e nuclear e pela disputa de zonas de influência em todo o cenário mundial. A guerra recebe o nome de fria, porque os países nunca chegaram a um conflito real.
 

Zonas de Influência e Bipolaridade
Com a Guerra Fria, o mundo ficou dividido entre duas formas político-econômicas distintas:

Capitalismo e Socialismo.
Uma das características da Guerra Fria foi a disputa por zonas de influências, ou seja, a busca por aliados que adotassem a forma político-econômica do país dominador. Assim o mundo ficou dividido entre duas formas político-econômicas distintas: o capitalismo e o socialismo. O Primeiro tendo como representante os EUA e o segundo a URSS. Essa divisão ficou conhecida como Bipolaridade.

Conflitos durante a Guerra Fria
Neste contexto, o mundo viveu vários conflitos que ganharam a atenção mundial e aumentaram o perigo de uma Guerra Nuclear
A crise de Berlim: Em 1945,  Berlim foi dividida em quatro zonas de ocupação: EUA, Reino Unido, França e URSS. Em 1949, devido as divergências entre os aliados, as zonas de ocupaçã9o deram origem a dois países: Alemanha Oriental (Comunista) e Alemanha Ocidental (Capitalista).
Em 1961, para conter o fluxo migratório da Alemanha Oriental para a Ocidental, mais atraente do ponto de vista econômico, constrói-se o MURO DE BERLIM.

 
1950\53 – Guerra da Coréia – país ficou dividido com a ocupação soviética ao norte e americana ao sul
1961\62 – Crise dos mísseis cubanos.
1960\75 – Guerra do Vietnã
 

Divisão em três mundos

O período da guerra fria foi marcado pela divisão dos países em três mundos que foi utilizada para diferenciar os países de acordo com o seu grau de desenvolvimento e sistema sócio-econômico adotado:

 
Países do 1º mundo: capitalistas desenvolvidos industrializados
Países do 2º mundo: Socialistas (desenvolvidos e subdesenvolvidos). Esses países em geral, conseguiram avanços sociais, mas não desenvolveram tecnologia de ponta na indústria.
Países do 3º mundo: Capitalistas subdesenvolvidos. Normalmente são exportadores de matérias-primas e apresentam graves problemas sociais.

 
Linha Norte-Sul
Com o fim da guerra fria, após a extinção da URSS, em 1991 criou-se uma nova divisão mundial que classifica os países majoritariamente ao norte como desenvolvidos e os do sul (exceto a Austrália e Nova Zelândia) como subdesenvolvidos.

 
As crises do socialismo Real
1917- Revolução Russa – Implantação do socialismo na Rússia.
1922 – Formou-se a partir do domínio russo a URSS. O país ficou assim constituído até 1991.

 Proposta de mudanças estruturais
Em 1985, sobe ao poder Mikail Gorbatchev que propõe mudanças estruturais na política e economia do país.

 

Tipos de Mudanças propostas
Glasnost: Abertura política que propunha acabar gradativamente com a burocracia dominante e possibilitar a criação de novos partidos políticos, derrubando o poder absoluto dos PCUS.
Perestroika: Abertura econômica – seu objetivo era dinamizar tanto os setores industriais de base como bens de consumo, que apresentavam atraso tecnológico, e incentivar a entrada de capitais estrangeiros no país.


Propostas não agradam
As propostas não agradaram nem conservadores e nem aos reformistas. Então Gorbatchev  tentou assinar um acordo que transformasse a URSS em uma Comunidade de Repúblicas Autônomas para evitar a desagregação, que também fracassou.

 
Independência dos Países Bálticos
Em janeiro de 1991, o governo soviético enviou tropas para a  Lituânia, uma das Repúblicas Bálticas que, juntamente com a Estônia e Letônia, declararam-se independentes. Porém em setembro de 1991, Os países Bálticos: Lituânia, Estônia e Letônia foram reconhecidos como países independentes. E admitidos na ONU onze dias depois.

 Extinção da URSS
Em 25.12.1991 a URSS foi extinta e Gorbatchev renunciou. a Rússia tomou o seu lugar na ONU.

Queda do Muro de Berlim - 1990

Em 1990, o Muro de Berlim foi derrubado iniciando a unificação da Alemanha.

Nenhum comentário:

Postar um comentário