terça-feira, 18 de março de 2014

Civilização: As dificuldades de um conceito

            A palavra civilização é utilizada com diferentes significados. Na linguagem comum, dizemos que alguém é civilizado quando é “bem educado”, tem “boas maneiras”.
            Quando nos referimos aos povos, o sentido é bem diferente. A palavra civilização começou a ser utilizada na França, em meados do século XVIII, com um sentido evolucionista de progresso. Segundo esse conceito, toda a humanidade passaria por etapas sucessivas de evolução social. Assim alguns cientistas montaram classificações evolutivas em que procuraram enquadrar todas as sociedades, desde o Paleolítico até os dias atuais. Nessas classificações, civilização corresponderia as altas culturas, que seriam superiores as culturas consideradas primitivas, selvagens ou bárbaras.
            Grande parte dos historiadores, antropólogos e demais estudiosos da atualidade rejeitam essas noções de superioridade ou inferioridade cultural entre os povos. As sociedades humanas são diferentes, mas não se pode hierarquizá-las, numa classificação linear.
            No entanto, o termo civilização continua sendo bastante utilizado nos estudos históricos. Neste texto, vamos utilizá-lo para nos referir a uma forma própria de organização social. Neste sentido nas palavras do historiador Jaime Pinsky, Civilização não é elogio, e pré civilizado não pode ser tomado como ofensa (Jaime Pinsky – As primeiras civilizações. São Paulo, Atual, 1994, p.46)
            Vejamos, no texto a seguir, como o arqueólogo Robert Braidwood caracterizou o que ele entende por civilização:
Significado de Civilização
            Não vou tentar definir o que é civilização, antes direi o que a palavra me traz à mente. Para mim, civilização significa urbanização; o fato de haver cidades. Significa uma organização política formal, ou seja, que existam reis ou corpos de governo que o povo tenha estabelecido. Significa a existência de leis formais, regras de conduta que o governo (se não o povo) considera necessárias. Provavelmente também significa que, depois de as coisas se terem estabelecido completamente, há projetos formalizados – estradas, portos, canais de irrigação, etc., além de algum tipo de exército ou força policial para protegê-los. Significa formas de arte bastante novas e diversificadas. Em geral, significa que há um sistema de escrita. (O povo dos Andes – os incas tinha tudo que  se requer para constituir uma civilização, exceto um sistema formal de escrita. Não vejo razão para dizer que não fossem civilizados…).
            Você pode sentir, com razão, que uma grande quantidade de idiossincrasia pessoal está envolvida nas várias caracterizações ou definições oferecidas à palavra civilização. (Robert J. Braidwood, obra citada. p155-156) (Trecho do livro de Gilberto Cotrim)

Nenhum comentário:

Postar um comentário