quarta-feira, 23 de agosto de 2017

Desgaste do Primeiro Reinado


Introdução
            Vários motivos levaram à queda da popularidade do imperador e a sua consequente abdicação (renúncia) do trono brasileiro. Entre eles encontramos:
              O fechamento da Assembleia Constituinte de 1823: D. Pedro I, não aceitando que a assembleia constituinte desejava limitar seus poderes, ele fecha a constituinte e nomeia o Conselho de Estado, responsável por redigir uma constituição. Esse episódio ficou conhecido como a Noite da Agonia.
              A imposição da Constituição de 1824: Ao fechar a Assembleia de 1823, D. Pedro nomeou o Conselho de Estado para redigir uma constituição e no dia 25 de março de 1824 outorgou a constituição a nação brasileira.
              A violência aos rebeldes da Confederação do Equador: Mesmo, após terem vencido a guerra, as tropas leais ao imperador incendiaram casas, mataram populares e finalmente fuzilaram um dos líderes mais populares da revolta: Frei Caneca.
              Crise econômica da primeira metade do século XIX: Durante o primeiro reinado, o Brasil, enfrentava uma grande crise econômica, pois faltava um produto para exportação. Esse fato fazia o país depender de empréstimos do exterior. A cada ano a dívida aumentava devido aos juros e D. Pedro I aumentava os impostos para compensar os gastos.
              Guerra Cisplatina: Para complicar a situação, em 1825, eclodiu a Guerra Cisplatina. A Província da Cisplatina foi anexada por D. João VI, em 1816. Entre os anos de 1825-1828 aconteceu o movimento de independência da província o que acabou dando origem ao atual Uruguai. A guerra serviu para agravar ainda mais a crise econômica brasileira aumentando o desgaste do imperador.

              Questão Sucessória Portuguesa: Após a morte de D. João VI, o trono português ficou vago, D. Pedro não podia assumir duas coroas então decide abdicar ao trono de Portugal em favor de sua filha Maria da Glória, porém D. Miguel, irmão de D. Pedro I usurpou o trono. Esse fato fez o imperador brasileiro armar um exército português com recursos brasileiros o que gerou mais descontentamento.
              Imprensa – Morte de Líbero Badaró: A imprensa, principal oposicionista sofria violenta repressão em São Paulo. No ano de 1830, o jornalista Líbero Badaró, responsável pelo Jornal Observador Constitucional foi assassinado. A impunidade dos envolvidos levantou suspeita sobre o envolvimento do imperador.
 
Noite das Garrafadas (13 de março de 1831)
            Com o objetivo de aliviar tensões políticas, D. Pedro I, em fevereiro de 1831, resolveu viajar para Minas Gerais. Os mineiros, entretanto, procuraram demonstrar seu protesto com a situação do país, espalhando pela cidade faixas pretas em luto, pela morte de Líbero Badaró.
            Ao retornar para o Rio de Janeiro, o Partido Português organizou uma festa para mostrar seu apoio ao imperador. Os políticos liberais e os membros do Partido Brasileiro decidiram impedir que a festa fosse realizada. Dessa maneira, portugueses e brasileiros confrontaram-se nas ruas do RJ durante cinco dias. Em um desses dias: 13 de março de 1831, os brasileiros atacaram as casas dos portugueses que responderam atirando garrafas e cacos de vidros essa noite ficou conhecida como a Noite das Garrafadas.
 
Abdicação de D. Pedro I (07 de abril de 1831)
            Tentando acalmar os ânimos políticos, D. Pedro organizou um ministério composto somente de brasileiros, no dia 19 de março de 1831. Mas no dia 05 de abril de 1831, o imperador resolveu demitir esse ministério, porque não acatava totalmente suas ordens.
            Outro ministério foi organizado, dessa vez composto somente de portugueses provocando uma grande revolta que recebeu o apoio das tropas imperiais até mesmo de comandantes fiéis como Francisco de Lima e Silva. Percebendo a situação extremamente delicada que se encontrava, D. Pedro, no dia 07 de abril de 1831, abdicou do trono brasileiro em favor de seu filho, D. Pedro de Alcântara, que na época contava com apenas cinco anos de idade.
 
O significado político da abdicação
            A abdicação representou a derrota dos grupos absolutistas do Partido Português e a vitória da oposição nacional que desejava consolidar o Estado Brasileiro. Essa oposição não era um bloco homogêneo, pois nela figuravam, por exemplo, as classes ricas dos grandes proprietários de terras e as classes populares, representadas pelos liberais exaltados.

Povo - Massa de Manobra
            Com astúcia, os ricos dirigiram a oposição contra D. Pedro I, utilizando as classes populares como Massa de Manobra. De fato, muita gente do povo saiu às ruas para protestar e exigir a abdicação do imperador.
 
Desfecho previsível – Jornada dos tolos
            O desfecho foi previsível: assim que D. Pedro I deixou o país, as classes ricas assumiram o poder e expulsaram os representantes das classes populares da cena política. Por isso, Teófilo Ottoni líder liberal mineiro, disse que o 07 de abril foi, para o povo, uma verdadeira jornada de tolos, o dia dos enganados.
 
A luta do povo serviu para satisfazer os interesses da elite
            A luta do povo serviu para satisfazer os interesses dos ricos. Afinal, não era apenas D. Pedro I o único obstáculo à realização de uma ordem social mais justa e mais democrática.

Nenhum comentário:

Postar um comentário