sábado, 7 de abril de 2012

Definições e conceitos da Geo-história

Liceu Braz Cubas - Prof. Eden
Nacionalismo: Grupos que se identificam através de uma “mesma” cultura, religião, língua, etnia, costumes, tradições, etc. Formando uma NAÇÂO.
Proposta (grupos Nacionalistas)
“As nações como os indivíduos, têm o direito de ser livres e gozar de autodeterminação. Desse modo, as nações divididas em vários Estados devem unificar-se, enquanto as que se encontram submetidas a um Estado devem libertar-se e constituir-se em unidades políticas independentes.”
Nacionalismo Econômico: É contra a presença maciça do capital estrangeiro no país defende o princípio de que os setores estratégicos da economia (energia, transportes, comunicações, etc.) estejam em mãos do capital nacional ou do Estado.
Doutrinas sociais
Socialismo: Conjunto de doutrinas e teorias políticas e econômicas que visam à transformação da sociedade através de um novo conceito de propriedade.
Socialismo científico: “A história do homem é uma permanente LUTAS DE CLASSES entre os que têm e os que não têm.”.
Anarquismo: Vê na autoridade a infelicidade do homem, portanto, NEGA o poder do ESTADO, defendendo o seu fim e preconiza a ampla liberdade individual. É contra a propriedade privada e condena as leis (e por isso tem na rebeldia uma característica dominante).
Imperialismo Países fortemente industrializados buscam garantir mercados através da dominação (controle) econômica e muitas vezes política (colonialismo – Neocolonialismo) de várias regiões do mundo. (É bom lembrar que também existe o Imperialismo cultural).
Concluindo: “O Imperialismo (século XIX) é um capitalismo em fase de desenvolvimento, quando tomou corpo a dominação dos monopólios e do capital financeiro, quando ganhou significativa importância a exportação de capitais, quando se iniciou a partilha do mundo pelos trustes internacionais e terminou a repartição de toda a terra entre os países capitalistas mais importantes”.
Capitalismo: Modo de produção baseado na propriedade privada dos meios de produção (fábricas, máquinas, ferramentas, bancos, etc.), no trabalho assalariado e cujo objetivo é o lucro.
Capitalismo
  • Propriedade Privada do Capital e dos meios de produção (Burguesia)
  • Trabalho assalariado – para a burguesia (proletariado)
  • Lucro
  • Sociedade de classes
  • Burguesia controla o poder.
Socialismo 
  • Socialização dos Meios de Produção (Estado)
  • Indivíduos trabalham para o Estado
  • Bem estar da Sociedade
  • Fim da Sociedade de Classes
  • Ditadura do Proletariado.
Ideologia Burguesa
Liberalismo: Conjunto de princípios políticos, sociais e econômicos baseados nas liberdades individuais e na liberdade econômica.
O Liberalismo acaba resultando em:
Liberalismo Político: Garantia das liberdades fundamentais consideradas inerentes à pessoa humana (naturais). Sendo que essas liberdades devem ser asseguradas por meio de uma Constituição e da divisão de poderes (durante muito tempo e em muitos lugares, a garantia do direito de “representação”, seria apenas para os setores considerados ativos, isto é, aqueles que tivessem uma “determinada” renda mínima).
Liberalismo Econômico (Clássico): Defende a Livre Empresa (Livre Produção, Livre Concorrência, Livre Comércio), a não intervenção do Estado na economia e a proibição dos sindicatos (pois interferem na liberdade de contrato entre patrões e empregados).
Hoje: Neoliberalismo: Tem como princípio fundamental, o rompimento do controle do Estado sobre a Economia, que restringe a liberdade e a competitividade, impedindo, assim, o crescimento da economia e da sociedade como um todo, redefinindo o papel do Estado, que deve:
  • Garantir as “liberdades individuais” e a propriedade privada
  • Ser forte apenas no combate às pressões dos sindicatos e no controle monetário
  • Não realizar grandes investimentos para as causas sociais
  • Conter e se possível, reduzir as conquistas (direitos) da classe trabalhadora, consideradas culpadas pelos gastos excessivos do estado, que resultam num aumento da carga tributária, considerado prejudicial aos interesses das forças produtivas (burguesia).
Conclusão: Os gastos com as causas sociais e os custos das “conquistas trabalhistas”, oneram o ESTADO, que então busca arrecadar mais, corroendo as bases de acumulação capitalista (lucros).
Ação: A aplicação dessa ideologia significa controle dos gastos público, buscando um Estado Mínimo, que deve garantir a estabilidade monetária (inflação, câmbio) e a redução de impostos sobre as grandes fortunas e rendas.
Consequência
  • Crescimento da cumulação de capital, que permitem novos e pesados investimentos no setor tecnológico.
  • Os Sistemas Econômicos Nacionais tornam-se coisas do passado, promovendo a mundialização ou Globalização da economia e o consequente surgimento dos “Blocos Econômicos”.
Observação: O Neoliberalismo procura combater o “Welfare State”, (Estado de Bem Estar) promovido pelo estado, que assim procura garantir as conquistas da classe trabalhadora.
Ideologias Totalitárias
Nazifacismo: Características Fundamentais:
  • Totalitarismo: Tem como princípio a submissão do indivíduo (Direitos Individuais) ao Estado (Nação). Os interesses e necessidades do Estado (Nação), estão acima dos direitos e interesses do Indivíduo. “O indivíduo não tem direitos próprios e que sua razão de ser está na vida comunitária (Nação)”
  • Expansionismo: A agressão a outros países é justificada pela teoria do “espaço vital”, necessário ao desenvolvimento do povo alemão.
  • Anticomunismo: O princípio da luta de classes defendido pelos comunistas, ia contra as propostas nacionalistas, racistas e totalitárias do nazismo, por isso era fundamental a aniquilação física dos comunistas internamente e a destruição da União Soviética.
  • Racismo: Apregoa que a raça ariana, representada pelos alemães, está destinada a dominar as raças inferiores. No racismo, está implícito o Antissemitismo, que além de considerar os judeus como inferiores, responsabiliza-os pelos males da Alemanha pós-guerra e propõe a "solução final” (Holocausto).
Outros Conceitos
Populismo: Líderes, geralmente carismáticos, que adotam algumas medidas para agradar as massas visando o seu apoio político, mas sem abrir mão de uma política favorável aos interesses da elite.
Ditadura: Regime político em que o poder é assumido de forma ilegal através de um Golpe de Estado (Ditador), sendo exercido de forma autoritária e geralmente se utilizando da violência, repressão e censura para combater as oposições.
Fundamentalismo Religioso: A estrita observação, cumprimento e prática dos princípios religiosos contidos nos Livros Sagrados ditados pelos profetas ou Messias. É a radicalização. Ele pode levar aos Regimes Teocráticos: É a aplicação das leis ou princípios religiosos pelo Estado (controlado pelo clero) sobre a sociedade.

2 comentários:

  1. Oiii, quero fazer um comentário não sobre esse post, mas sobre teu blog:
    Ele é muito bom, ótimo pra quem está estudando história. Desde pequena nunca gostei de história, sempre achei chato, insuportável rsrs. E desde o meio do ano passado pra cá quando comecei a gostar de economia, também comecei a gostar de história. Agora quero estudar tudo de novo pq toda a matéria que tive no colégio entrou por um ouvido e saiu pelo outro, por eu não gostar rsrs.
    Parabéns pelo teu blog, vou usá-lo para estudar.
    Abraços.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigado, estou tentando melhorar o blog com novas postagens! Creio que a semana que vem consigo fazer tal coisa! abraços Miriã

      Excluir