sexta-feira, 28 de março de 2014

Antigos Babilônicos

Imagem: Código de Hamurabi

Os antigos babilônios
            Os amoritas estabeleceram-se no centro-sul da Mesopotâmia, onde construíram a cidade da Babilônia. Daí o fato de serem chamados também de antigos babilônios.
            Pouco a pouco, os antigos babilônios foram vencendo seus vizinhos e, liderados por Hamurabi, constituíram um poderoso império, que ia desde o golfo Pérsico, ao sul, até os montes Zagros, ao norte.

Contribuições culturais
            Durante os 43 anos de seu reinado, Hamurabi ocupou-se pessoalmente da administração de seu império, chegando a coordenar a construção de numerosos edifícios públicos.
            Sua obra mais célebre, porém, foi um código de leis que influenciou e ainda influencia o mundo civilizado: O Código de Hamurabi.
            Considerado como o primeiro conjunto de leis escritas da História, o Código de Hamurabi define numerosos tipos de crimes e a penalidade correspondente a cada um deles.



O Código de Hamurabi (A lei de Talião) 
            Para alguns tipos de crimes, adotava-se a lei de talião, expressa na frase “olho por olho, dente por dente” 
Leis do Código de Hamurabi 
•          Se um mercador pediu emprestado trigo ou prata a um mercador e não tem trigo o prata para pagar mas tem outros bens, deve mostrar tudo o que tem perante testemunhas e dará do que possui ai seu prestamista. O mercador prestamista não pode recusar.
•          Se um homem toma uma mulher e não se estabeleceu um contrato, então essa mulher não é esposa.
•          Se um homem tomou uma criança para adotar com o seu próprio nome, e a educou, este filho adotivo não pode ser reclamado.
•          Se um homem cegou o olho de um homem livre, o seu próprio olho será cego.
•          Se cegou o olho de um escravo, ou quebrou-lhe um osso, pagará metade de seu valor.
•          Se um médico tratou, com faca de metal, a ferida grave de um homem e lhe causou a morte ou lhe inutilizou um olho, as suas mãos serão cortadas.
•          Se um construtor fizer uma casa e esta não for sólida e caindo matar o dono, este construtor será morto.
(Secretária de Estado de Educação (SP) – Coletânea de documentos históricos, de 5ª a 8ª séries.p.21)

            O código interfere também na economia, definindo valores para salários, aluguéis e arrendamentos, fixando normas de comércio e protegendo a propriedade.

Fim dos antigos babilônios

            Após o governo de Hamurabi, diversos povos – que inclusive já guerreavam a cavalo – conquistaram a Babilônia, provocando a desintegração do Primeiro Império Babilônico. Por volta do século VIII a.C., esses povos foram vencidos pelos assírios, nome dado aos nativos da Assíria.
Fonte imagem: http://www.ebanataw.com.br/roberto/pericias/codigohamurabi.htm

Nenhum comentário:

Postar um comentário