sexta-feira, 28 de março de 2014

Assírios e Novos Babilônicos

Os assírios
Localizada ao norte da Mesopotâmia, a Assíria era uma região de solos pobres, por onde passavam com muita frequência os vários povos que desejavam entrar ou sair do vale mesopotâmico.
Por terem de se defender dos constantes ataques desses povos e conseguir alimentos para complementar sua baixa produção agrícola, os assírios desenvolveram a arte e a técnica da guerra, optando por conquistar riquezas, alimentos, terras e escravos por meio das armas.
Pouco a pouco, organizaram poderoso exército e, através de sucessivas campanhas militares, formaram um dos impérios mais extensos da Antiguidade. Durante os séculos VIII e VII A.C., seus domínios abrangiam toda a Mesopotâmia, a Síria, a Fenícia, a Palestina e o Egito.
Sobrevivendo das imensas riquezas tomadas dos povos conquistados, os assírios puderam aperfeiçoar táticas e armas de guerra. Duas de suas armas de guerra mais eficientes eram o carro de combate puxado a cavalo e o aríete.
Mas o que de fato os tornou conhecidos foi a extrema crueldade com que tratavam seus adversários, ou reprimiam revoltas no interior do império. Era comum, por exemplo, cortarem dedos, mãos e orelhas dos prisioneiros para depois os lançarem ao fogo ou às águas.
Desde o reinado de Assurbanipal, a violência e a opressão econômica e social impostas aos povos dominados vinham provocando inúmeras revoltas por todo o império Assírio.
Debilitado por essas rebeliões, o império desmoronou em 612 a.C., quando os caldeus (habitantes da Babilônia), auxiliados pelos medos (originários do planalto do Irã), conseguiram vencer, ocupar e destruir Assur, Nínive (a capital) e várias outras cidades assírias.

Os novos babilônios
Nos 73 anos que se seguiram ao fim do Império Assírio, os caldeus (ou novos babilônios) também se apoderaram de imensas áreas, constituindo o chamado novo Império Babilônico.
Durante as violentas campanhas militares chefiadas por Nabucodonosor, os novos babilônios arrasaram Jerusalém (586 a.C.), prenderam milhares de judeus e os forçaram a marchar como escravos para a Babilônia.

Contribuições culturais
Com as imensas riquezas obtidas em várias partes do império, Nabucodonosor ordenou a reconstrução da Babilônia, embelezando-a e transformando-a no principal centro cultural da sua época. Foi quando a cidade ganhou a célebre Torre de Babel (uma construção piramidal composta de vários pisos, encimados por um templo dedicado ao deus Marduk) e os famosos Jardins Suspensos da Babilônia, tidos como uma das “sete maravilhas do mundo”.
Como acontecera com os outros impérios mesopotâmicos, o novo Império Babilônico também foi abalado por revoltas internas, invadido e conquistado. A conquista deu-se em 539 a.C.. Os conquistadores eram os persas chefiados por Ciro, o Grande.

Nenhum comentário:

Postar um comentário