sexta-feira, 28 de março de 2014

Sumérios e Acádios


Os Sumérios
             Os sumérios vieram das montanhas da Ásia Central à procura de terras férteis e, por volta do ano de 3500 a.C., estabeleceram-se no sul da Mesopotâmia, nas proximidades do golfo pérsico.
            Como nessa região as chuvas são escassas, desde muito cedo os sumérios tiveram de aprender a desviar e armazenar as águas do Tigre e do Eufrates, e com isso puderam cultivar uma grande quantidade e variedade de alimentos..
            Com o tempo, foram construindo importantes cidades-Estados como Ur, Uruck, Lagash e Nippur.
            Cada cidade-estado era governada por um patesi, que, além de sumo sacerdote, era o chefe político e militar.
            De acordo com muitos especialistas, os sumérios foram os inventores da escrita. Essa invenção nasceu da necessidade de se resolver problemas práticos como, por exemplo, registrar o tipo de cereal estocado em um celeiro, o número de cabeças de gado destinado à troca ou a lista dos responsáveis pelo abastecimento de um templo.
            Os sumérios escreviam em tabuinhas feitas de argila, usando um estilete de extremidade triangular que deixava sinais em forma de cunha. Por isso, essa escrita recebeu o nome de escrita cuneiforme.
            As cidades sumérias viviam guerreando entre si com o objetivo de estender sua dominação sobre todo o território. Esses conflitos intermináveis foram retirando a força e o brilho dessas cidades. Isso facilitou a ação dos acádios, um povo de origem semita que invadiu a região e se fixou ao norte da Suméria.


Os acádios
            Nessa região, os acádios fundaram várias cidades independentes, entre as quais se destacou Acad.
            Fazendo uso do arco e flecha – arma desconhecida pelos sumérios – em 2300 a.C., aproximadamente, os acádios conquistaram todas as cidades sumérias. A seguir, expandiram-se também em direção ao norte e, liderados por Sargão I, dominaram toda a Mesopotâmia,  constituindo, assim um vasto império.

            O império Acádio, entretanto, não conseguiu se  manter por muito tempo. Enfraquecido por constantes rebeliões internas, se desintegrou quando foi invadido por guerreiros nômades. Por volta de 2000 a.C., chegaram os amoritas, um povo semita vindo do deserto da Arábia.

Fonte imagem: http://michaelcritz.com/tag/typography/page/2/

Nenhum comentário:

Postar um comentário